top of page

Governo do Ceará entrega Escola de Gastronomia e Hotelaria em um investimento de R$ 30 milhões



O Governo do Ceará, por meio de parceria com o Sistema Fecomércio, entregou a Escola de Gastronomia e Hotelaria do Ceará nesta segunda-feira (20), com a presença do governador Camilo Santana.

O espaço, localizado no Centro de Fortaleza, onde funcionava o antigo Condomínio Panorama Artesanal, vai oferecer cursos e contribuir para o desenvolvimento social da comunidade do entorno, por meio de iniciativas de Fecomércio, Sesc e Senac.

Na ocasião, o governador Camilo Santana agradeceu a parceria com a Fecomércio e destacou que a nova Escola de Gastronomia e Hotelaria vai ser integrado com outros equipamentos de turismo e cultura no Centro de Fortaleza.

A solenidade teve também a presença da vice-governadora, Izolda Cela, do vice-prefeito de Fortaleza, Élcio Batista, do presidente do SESC, Luiz Gastão Bittencourt e a estudante Ana Victória, que cumpriu a agenda ao lado do governador.

No prédio de 4 mil metros quadrados (m²) serão ofertadas iniciativas de educação profissional e estímulo ao empreendedorismo. A partir de janeiro, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), vai oferecer capacitação profissional nas áreas de Gastronomia, Hospitalidade e Infraestrutura. A previsão é de dispor de 40 turmas, totalizando 855 vagas.

Para o vice-prefeito de Fortaleza, Élcio Batista, o Ceará demonstra com esse equipamento a importância de investir em capacitação.

A Escola de Gastronomia e Hotelaria do Ceará terá dois laboratórios de hospedagem: um com ambiente pedagógico simulando recepção e suíte de hotel; e uma lavanderia modelo e rouparia modelo, simulando ambientes de hotéis voltados para cursos de camareira e hospedagem. Também possui um laboratório de gastronomia com cozinha pedagógica.

Através do Serviço Social Comercial do Comércio (Sesc), o equipamento também terá uma unidade do restaurante da rede.

A parceria entre Governo do Ceará e Sistema Fecomércio para a gestão do equipamento foi firmada em dezembro de 2019. A concessão do equipamento é de 25 anos, podendo ser estendida por igual período. Construída onde operava a antiga sede do Condomínio Panorama, em frente ao Marina Park Hotel, a Escola foi projetada para receber 600 pessoas.

O prédio, com arquitetura de Fausto Nilo e Delberg Ponce De Leon, dialoga com o entorno, permeado por equipamentos importantes para a cultura cearense, como a Estação das Artes, resultado da reforma em andamento da antiga Estação Ferroviária João Felipe.

Para Izolda Cela, vice-governadora do Ceará, é um momento muito especial em entregar um equipamento com essa finalidade. Para a professora Izolda Cela a nova escola de Gastronomia e Hotelaria tem ainda a sua relevância por envolver a comunidade em seu funcionamento.

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará

Por email

bottom of page