Governo inicia operação do Gás do Povo em 24 de novembro
- Hélder Gurgel
- 20 de nov.
- 1 min de leitura
Atualizado: 21 de nov.
Primeira fase contempla dez capitais brasileiras e estrutura o caminho para alcançar mais de 15 milhões de famílias até março de 2026.

O governo federal inicia, no dia 24 de novembro, a operação nacional do programa Gás do Povo, que garante a recarga gratuita do botijão de gás de cozinha para famílias em situação de vulnerabilidade. De acordo com o Ministério de Minas e Energia, a primeira fase vai atender dez capitais: Salvador, Fortaleza, Goiânia, Belo Horizonte, Belém, Recife, Teresina, Natal, Porto Alegre e São Paulo.
A Caixa Econômica Federal será responsável por distribuir os vales-recarga e cadastrar as revendedoras participantes. A retirada do gás vai ser feita diretamente nas revendas credenciadas, mediante apresentação do cartão do Bolsa Família, cartão de débito da Caixa ou CPF com código de validação.
Cerca de 1 milhão de famílias serão atendidas nesta etapa inicial. O novo modelo substitui o pagamento em dinheiro por um sistema que garante a entrega direta da recarga.
Serão elegíveis as famílias inscritas no Cadastro Único, com renda per capita de até meio salário-mínimo e cadastro atualizado, com prioridade para beneficiários do Bolsa Família.
A expectativa, segundo o Ministério, é alcançar mais de 15 milhões de famílias até março de 2026.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Lucilly Araújo
