Indonésia amplia em 80% frigoríficos do Brasil aptos a exportar carne
- Hélder Gurgel

- 8 de set.
- 1 min de leitura
Com 17 novas habilitações, 38 estabelecimentos passam a atender à crescente demanda do mercado indonésio por proteínas animais. Para o governo brasileiro, a ampliação significa mais espaço para a carne bovina, com possibilidade de aumento no volume e na variedade dos produtos enviados, incluindo cortes com osso, miúdos e carnes preparadas, cuja entrada já havia sido liberada em agosto.

A Indonésia ampliou em 80% o número de frigoríficos brasileiros habilitados a exportar carne bovina. Com a decisão, 17 novos estabelecimentos foram autorizados, o que totaliza 38 frigoríficos aptos a vender para o país asiático.
A medida é resultado de negociações do governo brasileiro e de inspeções feitas por autoridades sanitárias da Indonésia no mês passado.
De acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária, o mercado indonésio é considerado estratégico: o país tem mais de 270 milhões de habitantes e vem aumentando suas compras de proteínas animais para atender à população.
Para o governo, a ampliação significa mais espaço para a carne bovina brasileira, com possibilidade de aumento no volume e na variedade dos produtos enviados, incluindo cortes com osso, miúdos e carnes preparadas, cuja entrada já havia sido liberada em agosto.
Além disso, a medida pode refletir em maior geração de empregos e renda na cadeia produtiva da carne, que envolve desde a pecuária até a indústria e o transporte.
As negociações foram conduzidas pelo Ministério da Agricultura em parceria com a Embaixada do Brasil em Jacarta e o setor privado.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Lucilly Araújo

Comentários