top of page

IPCA: inflação de 2025 alcança 5º menor resultado desde 1995

  • Foto do escritor: Hélder Gurgel
    Hélder Gurgel
  • há 4 dias
  • 2 min de leitura

Em dezembro, índice variou 0,33%; alimentação no domicílio desacelerou, influenciada principalmente pela maior oferta de alimentos; principal impacto no bolso do consumidor veio da energia elétrica residencial, com alta de mais de 12% no ano.




O índice oficial de inflação do país fechou 2025 em 4,26%. Trata-se do quinto menor resultado da série histórica desde o plano Real, ou seja, nos últimos 31 anos. Antes de 2025, apenas os anos de 1998, 2017, 2006 e 2018 apresentaram um índice menor do que o do ano passado. Em dezembro, o índice variou 0,33%. Foi o menor resultado para um mês de dezembro desde 2018.

Os dados foram divulgados nesta sexta-feira, 9 de janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, o IPCA, referente ao mês de dezembro de 2025 e ao acumulado do ano.

De acordo o estudo, alimentação no domicílio desacelerou, com recuo em vários meses, influenciado principalmente pela maior oferta de alimentos. Itens como arroz e leite ficaram mais baratos.

Também tiveram queda no ano os preços de artigos de residência, eletrodomésticos, equipamentos e aparelhos telefônicos. O grupo Transportes subiu, mas em ritmo moderado em comparação ao ano anterior.

Ainda conforme a pesquisa, o principal impacto no bolso do consumidor ao longo de 2025 veio da energia elétrica residencial, que acumulou alta de mais de 12% no ano. Segundo o IBGE, a cobrança adicional nas tarifas e o reajuste aplicado por distribuidoras contribuíram para esse resultado.

Entre as 16 localidades onde o IBGE faz o acompanhamento semanal dos preços, Vitória teve a maior variação em 2025. Porto Alegre e São Paulo vieram a seguir. O menor resultado ocorreu em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.

A pesquisa mostra ainda que o consumidor de menor renda também sentiu impacto, mas em ritmo menor: o INPC, índice que mede a inflação das famílias de até cinco salários mínimos, teve alta de 3,90% no acumulado de 2025.

Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Lucilly Araújo

 
 
 

Comentários


bottom of page