Mais 26 brasileiros são repatriados em ação humanitária
- Hélder Gurgel
- 21 de jul.
- 1 min de leitura
Voo dos Estados Unidos chegou a Fortaleza com 26 repatriados. Entre fevereiro e julho, 1.175 brasileiros retornaram ao país em ações do Governo Federal.

Mais 26 brasileiros foram repatriados em nova ação de acolhimento humanitário. O grupo chegou ao Aeroporto Internacional de Fortaleza (CE) na sexta-feira (18), em voo vindo dos Estados Unidos.
A operação foi organizada pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), com apoio de outros ministérios, da Organização Internacional para as Migrações (OIM) e do governo do Ceará.
Após o desembarque, os repatriados foram encaminhados para um hotel, onde receberam alimentação, kits de higiene, apoio psicossocial e transporte terrestre até as cidades de origem. Do total, 21 são homens e 5 são mulheres. Nenhum deles foi detido pela Justiça.
Desde fevereiro, 1.175 brasileiros já foram repatriados. As operações seguem diretrizes da Presidência da República e adotam novo modelo de acolhimento, sem o uso de voos da Força Aérea Brasileira.
A ação também articula encaminhamentos a órgãos como a Defensoria Pública da União, Ministério das Relações Exteriores, Sistema Único de Saúde (SUS) e Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Casos que envolvem vulnerabilidades específicas são atendidos diretamente pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Dilson Santa Fé
Comentários