top of page

MCom leva internet a 811 unidades de saúde em áreas remotas

  • Foto do escritor: Hélder Gurgel
    Hélder Gurgel
  • há 2 dias
  • 1 min de leitura

Iniciativa é fruto de parceria com o Ministério da Saúde e vai garantir mais agilidade no atendimento e ampliar o acesso à telemedicina em regiões de difícil acesso.


ree


O Ministério das Comunicações, em parceria com o Ministério da Saúde, levou conexão de internet para 811 Unidades Básicas de Saúde em áreas remotas do país. A ação integra o Programa SUS Digital e tem o objetivo de garantir mais agilidade no atendimento, ampliar o acesso à telemedicina e fortalecer a inclusão digital em comunidades rurais, indígenas, ribeirinhas e periféricas.

O acordo entre os dois ministérios foi firmado em 2024 e prorrogado por mais um ano, com a meta de conectar 1.191 unidades básicas de saúde até a conclusão do projeto. Segundo o Ministério das Comunicações, com internet, uma UBS pode oferecer aos pacientes acesso a consultas virtuais, diagnósticos mais rápidos e serviços de saúde com mais qualidade e eficiência.

A prioridade do programa é atender as regiões Norte e Nordeste, que concentram a maior demanda por conectividade. Mais da metade dos pontos já conectados estão nessas localidades.

De acordo com o Censo das Unidades Básicas de Saúde, divulgado neste semestre, 94,6% das UBSs brasileiras já têm acesso à internet, e 87% utilizam prontuário eletrônico.

Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Lucilly Araújo

 
 
 

Comentários


bottom of page