top of page

MEC abre inscrições do Sisu 2026 em janeiro

  • Foto do escritor: Hélder Gurgel
    Hélder Gurgel
  • 27 de dez. de 2025
  • 1 min de leitura

Maior edição da história oferece quase 275 mil vagas em instituições públicas de todo o país e amplia uso das notas do Enem.




As inscrições para o  Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026 começam no dia 19 de janeiro e seguem até 23 de janeiro, exclusivamente pela internet, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, no site acessounico.mec.gov.br/sisu. O processo seletivo vai ofertar mais de 274 mil vagas em 7.388 cursos de graduação gratuitos, distribuídos em 136 instituições públicas, o maior número já registrado desde a criação do programa, segundo o Ministério da Educação (MEC).

Nesta edição, o Sisu vai ter apenas uma etapa de inscrição, reunindo vagas para todo o ano letivo de 2026. O resultado da chamada regular vai ser divulgado em 29 de janeiro. Os estudantes selecionados deverão realizar a matrícula nas datas previstas no edital. O candidato pode escolher até duas opções de curso e concorrer tanto à ampla concorrência quanto às vagas reservadas pelas políticas de cotas.

Uma das principais mudanças é a possibilidade de usar a melhor nota entre as três últimas edições do Enem, de 2023, 2024 ou 2025, desde que o participante tenha nota acima de zero na redação e já tenha concluído o ensino médio. O MEC destaca que as alterações ampliam a transparência, melhoram o aproveitamento das vagas públicas e fortalecem o acesso à educação superior gratuita.

Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Claudimário Carvalho.

 
 
 

Comentários


bottom of page