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MEC divulga resultados de avaliação em matemática nos anos iniciais

  • Foto do escritor: Hélder Gurgel
    Hélder Gurgel
  • 7 de out.
  • 1 min de leitura

Levantamento analisou o desempenho de mais de 3,5 milhões de estudantes e vai orientar ações pedagógicas em todo o país.


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O Ministério da Educação (MEC) apresentou, na segunda-feira (6), os resultados do 3º ciclo das Avaliações Formativas e Contínuas da Aprendizagem em matemática para os anos iniciais do ensino fundamental. A divulgação marcou o início de uma série de quatro transmissões voltadas à apresentação de resultados por componente curricular.

O levantamento, realizado em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), da Universidade Federal de Juiz de Fora, integra as ações do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e do Pacto Nacional pela Recomposição das Aprendizagens.

Os dados mostram que os principais desafios dos alunos do 2º ano estão na compreensão do sistema monetário e nas relações de medida e comprimento. De acordo com o MEC, essas informações vão permitir que professores e redes de ensino planejem intervenções específicas para melhorar a aprendizagem.

As provas foram aplicadas em colaboração com secretarias municipais e estaduais, permitindo acompanhar de perto as aprendizagens e identificar dificuldades com mais rapidez. Os próximos encontros vão apresentar resultados de língua portuguesa e ciências da natureza.

O Programa Criança Alfabetizada busca garantir que todas as crianças estejam alfabetizadas até o fim do 2º ano, enquanto o Pacto pela Recomposição das Aprendizagens atua para reduzir as defasagens provocadas pela pandemia, assegurando o direito à aprendizagem com equidade.

Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Claudimário Carvalho.

 
 
 

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