MEC reconhece e premia bons resultados na educação básica
- Hélder Gurgel
- 12 de ago.
- 1 min de leitura
Prêmio MEC da Educação Brasileira contemplou 116 iniciativas de redes públicas de ensino estaduais e municipais, escolas e estudantes de todo o país; estados e municípios receberam até R$ 500 mil para investir em infraestrutura e valorização de profissionais e estudantes ganharam medalhas, celulares e tablets.

O Governo Federal entregou, nesta segunda-feira (11), o Prêmio MEC da Educação Brasileira. A cerimônia ocorreu no Palácio do Planalto, em Brasília, com a presença do presidente Lula e do ministro da Educação, Camilo Santana.
Foram reconhecidos 116 premiados, entre estados, municípios, escolas e estudantes de todo o país. Segundo o MEC, o objetivo do prêmio é valorizar boas práticas e resultados na educação básica, com foco na inclusão, diversidade e redução das desigualdades.
A premiação abrange oito categorias, como educação infantil, alfabetização, ensino médio, educação em tempo integral e profissional. Também foram destacados os melhores desempenhos no Ideb, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, e na redação do Enem. Ao todo, foram entregues 62 troféus e 54 medalhas. A lista de premiados já está disponível no site do Ministério, no endereço gov.br/mec.
Estados e municípios receberam recursos de até R$ 500 mil para investir em infraestrutura e valorização de profissionais. Estudantes ganharam medalhas, celulares e tablets.
A escolha dos vencedores foi feita com base em dados oficiais, como Censo Escolar, Ideb, Enem e avaliações estaduais.
De acordo com o MEC, a premiação será anual e busca incentivar políticas públicas que melhorem a qualidade da educação no Brasil.
Com supervisão de Ana Gabriella Sales, da Agência Rádio Gov, em Brasília, Estefania Lima.
Comentários