top of page

Mulheres caminhoneiras: tendência!!

Há dez anos na estrada, a motorista de caminhão Alessandra Veiga tem recebido convites frequentes para trabalhar em novas empresas transportadoras. Ela percebe uma transformação no mercado, que interpreta como um reconhecimento de que as mulheres são mais cuidadosas com os veículos e se envolvem em menos acidentes.

"Estou trabalhando numa empresa e fui chamada para outra, que tem cota para mulheres. Mas não aceitei o convite. Na minha empresa, sou a única mulher, entre 30 caminhoneiros", disse Veiga, ressaltando que o ambiente de trabalho já foi mais preconceituoso.

Ela conta que, aos 35 anos, quando começou a dirigir caminhões, participou de uma seleção de emprego e, no fim da entrevista, foi convidada a assumir um cargo administrativo, no escritório. "Respondi que não tinha gasto quase R$ 3.000 para tirar carteira (de motorista) à toa. Hoje, sou referência no meu trabalho", afirmou a motorista.

Também Marta Damaceno, 25, sente a transformação. Há apenas dois anos na estrada, ela já mudou de empresa duas vezes. "Trabalhar com caminhão é uma escolha. Não sou caminhoneira por falta de estudo ou de opção. Estou preparada para o mercado", destacou.

Fonte: O Otimista

bottom of page