top of page

O que a cor do seu xixi diz sobre sua saúde?


Xixi mais claro, xixi mais escuro. Quem costuma olhar para dentro do vaso sanitário já percebeu que a urina sai com cores diferentes a depender do dia. Isso pode revelar muito sobre o seu estado de saúde.


Se o líquido sai claro, como um amarelo bem fraco, isso significa que você está bem hidratado. Por outro lado, se o xixi sai escuro — numa tonalidade quase marrom, é sinal de que você está desidratado.

A desidratação pode causar fadiga, dores de cabeça e náuseas e pode ter consequências mais graves para a saúde de crianças e idosos. Os efeitos podem ser tanto físicos, resultando em letargia, quanto mentais, causando falta de concentração. Por isso, é importante manter uma boa ingestão de água. Indica-se o consumo de 35ml por cada quilo de peso. Uma pessoa que pesa 60kg, por exemplo, deve consumir pelo menos 2,1l de água por dia.

Mas nem sempre a coloração do xixi varia apenas entre amarelo e marrom. Em determinadas ocasiões, a urina pode sair com outras cores.

Mas a urina mais escura também pode indicar outros problemas de saúde, incluindo insuficiência hepática ou pode ser um efeito colateral de alguns medicamentos. A urina laranja/marrom pode ser causada por medicamentos anti-inflamatórios ou alguns medicamentos quimioterápicos, e até mesmo ser um sinal de icterícia.

Por outro lado a urina que ocasionalmente parece clara não é motivo para pânico, mas a urina sempre clara pode indicar que você precisa reduzir a quantidade de água que está bebendo.

Beber água demais pode diluir os eletrólitos do corpo — são minerais que carregam uma carga elétrica no sangue, como sódio, potássio, cloreto e bicarbonato, e que ajudam a regular as funções dos nervos e músculos. Alguns estudos também sugerem que urinar mais de oito ou nove vezes por dia pode significar que você tem uma bexiga hiperativa, embora isso varie de acordo com a idade, estilo de vida e saúde.

Uma urina clara sem excesso de ingestão de água pode também indicar problemas hepáticos como cirrose.

Se você observar uma mudança na cor do seu xixi por mais de cinco dias, procure por um médico.


Fonte: extra


Comments


bottom of page