top of page

Petrobras testa combustível sustentável de aviação

  • Foto do escritor: Hélder Gurgel
    Hélder Gurgel
  • 13 de set. de 2025
  • 1 min de leitura

O combustível pode substituir o querosene sem alterações em aeronaves ou infraestrutura, oferecendo uma solução rápida para reduzir emissões no setor aéreo.




A Refinaria Henrique Lage, a Revap, da Petrobras, em São José dos Campos, realizou testes de produção de combustível de aviação sustentável, o SAF, usando coprocessamento de óleo vegetal com petróleo convencional.

O combustível pode substituir o querosene sem alterações em aeronaves ou infraestrutura, oferecendo uma solução rápida para reduzir emissões no setor aéreo. Nos testes, o teor de óleo vegetal chegou a 1,2%, um marco na produção de combustíveis mais sustentáveis.

A partir de 2027, o uso de SAF será obrigatório no Brasil, segundo a Lei do Combustível do Futuro e o programa CORSIA, da Organização da Aviação Civil Internacional. A Refinaria Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, já recebeu autorização da Agência Nacional de Petróleo (ANP) para produzir SAF com até 1,2% de matéria-prima renovável, com previsão de início da produção nos próximos meses.

Da Agência Rádio Gov, em Brasília, José Carlos Andrade

 
 
 

Comentários


bottom of page