PIB avança 0,4% no segundo trimestre de 2025
- Hélder Gurgel
- 2 de set.
- 2 min de leitura
Cálculo foi feito em relação aos três primeiros meses do ano. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor de Serviços puxou esse crescimento, com avanço de 0,6%, além da Indústria, com alta de 0,5%. Já a Agropecuária ficou estável, com queda de 0,1%. Quando comparado ao segundo trimestre de 2024, o PIB cresceu mais de 2%.

O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, que é a soma de tudo o que o país produz de bens e serviços, cresceu 0,4% no segundo trimestre de 2025, em relação aos três primeiros meses do ano. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (2) pelo IBGE, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Pela ótica da produção, os setores que puxaram o crescimento foram o de Serviços e da Indústria. Já a Agropecuária ficou estável.
De acordo com a pesquisa, no Consumo, as famílias aumentaram os gastos, reflexo de maior crédito e da renda em circulação. Por outro lado, o consumo do governo e os investimentos recuaram.
Quando comparado ao segundo trimestre de 2024, o PIB cresceu mais de 2%, com destaque para a Agropecuária, que avançou mais de 10% impulsionada por safras de milho, soja, arroz e algodão. o setor de Serviços também registrou alta no período.
No total, o PIB brasileiro ultrapassou os R$ 3 trilhões no segundo trimestre deste ano. O IBGE também avaliou a taxa de investimento para o segundo trimestre de 2025, que ficou em quase 16,8% do PIB - acima dos 16,6% do segundo trimestre de 2024. Já a taxa de poupança foi de 16,8%, superando os 16,2% do mesmo trimestre de 2024.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Lucilly Araújo
Comentários