top of page

Produção industrial está 2,3% acima do patamar pré-pandemia

  • Foto do escritor: Hélder Gurgel
    Hélder Gurgel
  • 5 de nov.
  • 1 min de leitura

Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que mostra uma retração de 0,4% em setembro, na comparação com agosto desde ano. No acumulado de janeiro a setembro, a produção industrial cresceu 1%, e, no período de doze meses, o avanço é de 1,5%.


ree


A produção industrial brasileira no mês de setembro de 2025 está 2,3% acima do patamar pré-pandemia e 2% acima do nível registrado no mesmo mês do ano passado. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que mostra uma retração de zero vírgula quatro por cento em setembro, na comparação com agosto desde ano.

No acumulado de janeiro a setembro, a produção industrial cresceu 1%, e, no período de doze meses, o avanço é de 1,5%.

Entre os destaques do mês está o setor de alimentos, que cresceu 1,9% em relação a agosto e 7,1% na comparação com setembro do ano passado. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), esse aumento foi impulsionado pela maior produção de carnes, açúcar e sucos concentrados.

Segundo dados do Instituto, a produção extrativa também apresentou resultado positivo na comparação anual, com alta de 5,2%, influenciada pelo aumento na produção de petróleo, gás natural e minério de ferro.

Por outro lado, alguns segmentos registraram redução na produção, como produtos farmacêuticos e veículos automotores — o que contribuiu para a variação negativa no resultado geral do mês. Os dados completos estão disponíveis no Portal do IBGE.

Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Márcia Fernandes

 
 
 

Comentários


bottom of page