Projeto do Observatório Costeiro e Marinho será apresentado na 1a Reunião OCE do Ceará

No próximo dia 23 de fevereiro, às 14h, de forma virtual, ocorrerá a 1a Reunião OCE (Ordinária do Colegiado Estadual) de Gerenciamento Costeiro do Ceará 2022. Na oportunidade, haverá a apresentação do projeto do Observatório Costeiro e Marinho do Ceará. A iniciativa é da equipe do Cientista Chefe do Meio Ambiente, que tem a frente o Professor Luís Ernesto Bezerra (LABOMAR-UFC).


O professor Eduardo Lacerda, que responde pelo projeto “Planejamento Costeiro e Marinho” que ocorre no âmbito do Programa, fará a apresentação em conjunto com os coordenadores do núcleo do projeto que foram responsáveis pela sua idealização. O Observatório contará com uma sala no Labomar-UFC, e agrupará uma rede de pesquisadores e instituições especializadas, sendo ativado quando necessário.


“O Brasil possui 17 estados costeiros, mas só conta com seis observatórios em quatro estados, sendo que o nosso será o primeiro do Nordeste e irá envolver principalmente a força do conhecimento acadêmico do estado alinhado com à gestão pública”, informa o titular da SEMA, Artur Bruno.


Ele lembrou que a equipe do Observatório terá também funções preventivas, além do desenvolvimento de práticas a serem adotadas em casos de emergência. “Recentemente, tivemos casos de desabamento de falésias no Rio Grande do Norte, além das manchas de óleo que atingiram as praias nordestinas e, agora em janeiro, várias praias do Ceará. A ideia é administrar estas situações com o máximo de eficiência e assim otimizar e minimizar o tempo de resposta para diversos tipos de situações” lembrou Bruno.