top of page

Projeto ''Olhe por onde pisa'' reúne arte e cultura em painel construído na UFPI.


Com o intuito de promover a arte piauiense e trazer a comunidade ao espaço acadêmico, o professor e poeta Cineas Santos desenvolveu junto à Universidade Federal do Piauí o projeto “Olhe Por onde Pisa”. A ideia conta com a participação das professoras Marinalva Chaves e Rose Magalhães; do artista plástico Jefferson Soares; além de crianças e adolescentes que foram incluídos na atividade. O espaço escolhido para receber o projeto é a calçada da via situada ao lado do Centro de Tecnologia (CT) em Teresina. O painel reúne elementos da cultura piauiense, como trechos de poesias e pinturas que remetem aos costumes do estado.


Professor Cineas Santos, idealizador do projeto, explica como surgiu a ideia: “Eu passo por essa região todos os dias a tarde e percebo que as pessoas não tem um olhar atento ao caminhar por aqui, nem mesmo para observar os animais que ficam nessas redondezas. Então como eu trabalho com arte, resolvi criar esse projeto, com a finalidade de fazer com que as pessoas possam observar com mais tranquilidade, e desacelerar um pouco, os poemas e artes que estão sendo colocadas aqui. “, explica o professor.


A ação contou com a participação de 40 crianças e adolescentes, atendidos por uma escola municipal de Teresina e por um projeto artístico que atende crianças carentes. “Entrei em contato com a professora Rose, que já desenvolve um trabalho com arte no Instituto Arte na Praça, na zona sudeste de Teresina, com crianças e adolescentes. Acredito que essa é uma oportunidade de fazer as crianças terem contato com esse espaço. Além de criarem o painel, eles têm uma aula sobre cultura”, ressalta o professor Cineas Santos.

O vice-reitor da UFPI, Viriato Campelo, destaca a importância da ação na universidade: “A Administração Superior da UFPI acolheu o projeto "Olhe por onde pisa" com muita satisfação por entender que ações entre a academia e a sociedade civil oxigenam a universidade, especialmente quando a ideia é valorizar a arte e a produção literária”.

A professora Rose Magalhães comenta a importância de uma iniciativa como essa no desenvolvimento das crianças: “Quando o professor Cineas entrou em contato, ficamos muito felizes. Eu já conhecia o trabalho da professora Marinalva, que trabalha com alfabetização de crianças na comunidade dela, no Mocambinho, e resolvemos fazer uma parceria aqui. A ideia é proporcionar essa experiência para as crianças que nunca estiveram na UFPI. Vamos estreitar esse caminho entre nossos alunos e a Universidade.” declara.

Marinalva Chaves é professora do CMEI Francisco de Assis, na zona norte de Teresina, e foi convidada a trazer seus alunos para construírem o painel: “É importante que desde cedo possamos trazer nossas crianças para iniciativas como essa e despertar nelas o interesse pelas artes e a poesia. A gente percebe que as crianças se empolgam em conhecer de perto a cultura e de certa forma interagir com ela. O projeto “Olhe Por onde Pisa” vem mostrar para nossas crianças que a arte pode ser vista em qualquer lugar”, finaliza.


fonte:ufpi.br



Коментарі


bottom of page