top of page

Práticas Sustentáveis: evite o desperdício de água e contribua com o meio ambiente



Todos nós temos participação importante na preservação do meio ambiente. Afinal, é a partir de pequenas atitudes implantadas no nosso dia a dia que garantiremos um ecossistema saudável para as futuras gerações. A campanha Práticas Sustentáveis, que na edição deste ano traz o slogan ‘Atitudes para transformar o futuro da nossa cidade’, busca justamente conscientizar as pessoas sobre a importância de gestos para contribuir com a preservação do planeta.


Alguns deles, e que talvez nem nos damos conta, é quanto ao desperdício de água um recurso natural de extrema importância para garantir a sobrevivência humana, porém ele é finito é deve ser utilizado de forma consciente. Para evitar o desperdício, é importante conhecer os hábitos de consumo e entender quais são os fatores que podem impactar no volume de água consumido, provocando interferências no valor final da conta.

Nesse sentido, o primeiro passo é ficar atento a três importantes pontos: consumo no dia a dia (tempo de banho; uso de torneiras no jardim; lavagem de roupas, casa, calçadas, entre outros), vazamentos nas ligações internas (válvulas de descargas; pias, torneiras, vazamentos ocultos, etc) ou ainda a faixa de consumo em que ele está enquadrado.


Um exemplo prático é o uso do chuveiro, que é responsável por mais de 30% do volume de água usado mensalmente em uma casa. Reduzir em cinco minutos no banho, por exemplo, pode significar uma economia de 1.350 litros de água ao fim de um mês. No caso de uma família com quatro pessoas, a redução é ainda mais significativa. Outro uso doméstico que consome um grande volume de água são as descargas com válvulas mais antigas. Substituir o modelo pelo sistema de acionamento duplo pode economizar até 75% de água, em uma comparação com as descargas comuns.

Outra iniciativa que ajuda a controlar o uso da água é o acompanhamento do hidrômetro para identificar possíveis vazamentos ocultos e, até mesmo, evitar uma mudança de faixa de consumo, pois o valor do m³ pode variar conforme o volume de água utilizado. Geralmente, os primeiros 10m³ consumidos tem tarifa menor do que o consumo entre 11 m³ e 15 m³ e assim sucessivamente.


– Não lave calçadas com mangueiras: usar mangueira pode representar um consumo aproximado de 120 litros de água. Prefira usar a vassoura para fazer a limpeza.

– Cronometre o banho: Uma ducha de 15 minutos com o registro aberto consome, em média, 135 litros de água. Opte por banhos rápidos, que durem o tempo necessário para fazer a higienização do corpo.

– Desligue a torneira: Ao escovar os dentes, lavar o rosto ou as mãos com a torneira aberta, uma pessoa pode consumir cerca de 12 litros de água.

– Ensaboe a louça de uma só vez: Antes de lavar a louça, retire as sobras de comida com o apoio de um guardanapo ou toalha de papel e ensaboe todas de uma só vez, com a torneira fechada. Depois, faça o enxágue. Outra sugestão é lavar os utensílios menos engordurados primeiro. Assim, a gordura não se espalha para os demais itens.

– Limite o uso da máquina de lavar: Quando possível, utilize a máquina de lavar roupas na capacidade máxima e em ciclos completos de lavagem. Para isso, acumule mais roupas para lavar tudo de uma vez.

– Reaproveite a água da máquina de lavar: A água utilizada na máquina de lavar costuma ser descartada pelo ralo. No entanto, por conter apenas resíduos de sabão, na maioria dos casos, ela pode ser reaproveitada e servir para lavar pisos, o quintal ou até mesmo para regar plantas.]

– Feche bem as torneiras: Uma torneira vazando pode desperdiçar até 40 litros de água por dia. Se perceber esse problema, é fundamental realizar a troca ou o conserto. Se a resolução for demorar alguns dias, não deixe de recolher a água para que seja possível reutilizá-la.

– Lave o carro com baldes: Não use a mangueira para lavar o carro, opte por baldes. Outra forma de economizar é a ecolavagem, que deixa o veículo limpo e protegido com menos de um litro de água. Basta ter dois panos de microfibra, um xampu especial para lavagem e um borrifador com 400 ml de água.

– Se possível, implemente a descarga com válvula de duplo acionamento: Já existem sistemas desenvolvidos para liberar água da descarga de acordo com a necessidade, um exemplo é a válvula de duplo acionamento.

– Verifique e corrija vazamentos: Infiltrações e vazamentos podem acontecer sem que você perceba e representar um elevado desperdício de água, além de dar um susto na conta que chega no final do mês.


Fonte: diariosm.com.br


bottom of page