top of page

Saúde e bem-estar: dicas para facilitar sua hidratação durante o dia.


A hidratação regula a temperatura do corpo e ajuda na digestão. É suporte indispensável para a função renal, lubrifica as articulações e melhora a saúde da pele. Além disso, também promove nosso cognitivo, o desempenho físico e é essencial para muitas funções de nosso organismo.

Se você tem dificuldade para se manter bem hidratado(a), está no lugar certo, pois separamos dicas muito úteis para facilitar sua hidratação no dia a dia. Prepare sua garrafa térmica, pois você vai beber água o dia todo!


Por que manter o organismo bem hidratado é tão importante para nossa saúde?


A hidratação do corpo é importante para a saúde por vários motivos:


1- Regula a temperatura corporal

A água ajuda a regular a temperatura corporal por meio da transpiração. Quando você sua, seu corpo esfria e a água ajuda a repor os fluidos perdidos com o suor.


2- Ajuda na digestão

A água é essencial para a digestão, pois ajuda a decompor os alimentos e movê-los pelo sistema digestivo.


3- Apoia a função renal

Seus rins filtram os resíduos e o excesso de fluidos do sangue. Para fazer isso, eles precisam de água para ajudar a eliminar essas toxinas.


4- Lubrifica as articulações

A água ajuda a lubrificar as articulações, facilitando os movimentos e reduzindo o risco de lesões.


5- Melhora a saúde da pele

A hidratação adequada pode ajudar a melhorar a aparência da pele, mantendo-a hidratada e reduzindo a aparência de linhas finas e rugas.


6- Melhora a função cognitiva

A desidratação pode afetar a função cognitiva, incluindo memória, atenção e humor. Manter-se hidratado pode ajudá-lo a manter o foco e o alerta.


7- Melhora o desempenho físico

Quando você se exercita, perde líquidos através do suor. Manter-se hidratado pode ajudá-lo a ter um melhor desempenho e evitar a fadiga relacionada à desidratação.

Ou seja, manter-se hidratado é essencial para muitas funções corporais e pode ter um impacto significativo na sua saúde e bem-estar como um todo.


Dicas para facilitar sua hidratação durante o dia

Agora que você sabe de toda a importância de se manter bem hidratado(a), chegou a hora de aprender como atingir esse objetivo com mais facilidade.


Carregue uma garrafa de água

Mantenha uma garrafa de água com você durante todo o dia e beba regularmente. Isso ajudará você a se lembrar que é preciso tomar bastante água e será mais conveniente para se manter hidratado.


Definir lembretes

Se você costuma se esquecer de beber água, tente definir lembretes em seu telefone ou computador para lembrá-lo de beber durante o dia. Uma boa dica é colocar um alarme para te avisar de 30 em 30 minutos.


Beba muita água

A maneira mais simples e eficaz de se manter hidratado é bebendo bastante água ao longo do dia. Tente beber pelo menos 2 litros de água por dia. Se você for uma pessoa grande ou que se exercita intensamente, beba um pouco mais.


Coma alimentos hidratantes

Além de beber água, existem outras alternativas para melhorar sua hidratação e torná-la mais prática durante o dia. Alguns alimentos têm alto teor de água, como frutas e vegetais, que podem ajudar a mantê-lo hidratado. Bons exemplos são: melancia, pepino, morango, aipo, alface, couve-flor e abobrinha.

Tente incluir pelo menos 1 desses alimentos em todas as suas refeições e lanches diários.


Limite a cafeína e o álcool

A cafeína e o álcool causam um efeito diurético no corpo, fazendo com que você perca líquidos mais rapidamente. Limite o consumo dessas bebidas e certifique-se de beber mais água, se for o caso.


Consuma bebidas eletrolíticas após se exercitar

Se você estiver se exercitando ou suando muito, pode ser necessário repor seus eletrólitos, assim como seus fluidos. Considere beber uma bebida eletrolítica ou água de coco para ajudar a manter seu corpo hidratado depois das práticas.

Lembre-se de que manter-se hidratado é importante para sua saúde e bem-estar geral. Ao incorporar essas dicas em sua rotina diária, você pode melhorar a hidratação do corpo e se sentir melhor ao longo do dia.


Fonte: jornalcruzeiro

Commenti


bottom of page