Saúde envia Força Nacional do SUS ao Paraná após tornado
- Hélder Gurgel

- há 4 dias
- 1 min de leitura
Equipes da Força Nacional do SUS atuam no território com atendimento psicossocial e apoio à reorganização da rede local. Mais de 800 pessoas já foram atendidas.

Após o tornado que devastou cerca de 80% da área urbana de Rio Bonito do Iguaçu (PR) no dia 7 de novembro, o Ministério da Saúde enviou equipes da Força Nacional do Sistema Único de Saúde para apoiar a reorganização da rede assistencial, fortalecer o cuidado psicossocial e garantir a continuidade dos atendimentos à população. O município, que teve o estado de calamidade pública decretado pelo governo federal em 8 de novembro, registra, segundo o Ministério, seis óbitos, 775 feridos e 39 pessoas desabrigadas.
A Força Nacional do SUS foi disponibilizada para apoiar o município pelo Ministério da Saúde ainda na madrugada do ocorrido, e vai permanecer no território por tempo indeterminado, até que haja estabilização da situação. Ela atua em parceria com as secretarias municipal e estadual de saúde e com a Defesa Civil, no âmbito da Estratégia Integrada de Apoio Psicossocial e Saúde Mental. As ações incluem acolhimento emocional de profissionais da linha de frente, acompanhamento de famílias afetadas e rodas de conversa em abrigos, escolas e igrejas.
O Ministério da Saúde informou que a principal prioridade neste momento é o fortalecimento da saúde mental, diante da alta demanda por acolhimento e acompanhamento psicológico entre a população e os próprios profissionais de saúde. A estratégia da Força Nacional do SUS envolve o envio de psicólogos, psiquiatras, farmacêuticos e gestores técnicos, em articulação com a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) regional.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Lucilly Araújo

Comentários