Saúde habilita 11 novos centros de referência ao trabalhador
- Hélder Gurgel

- 15 de dez. de 2025
- 1 min de leitura
Rede nacional passa a contar com 239 unidades voltadas à atenção e vigilância da saúde do trabalhador.

O Ministério da Saúde (MS) habilitou 11 novos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador, os CEREST. Com isso, o país passa a ter 239 unidades distribuídas pelos estados brasileiros.
Os novos centros ficam nos municípios de João Câmara, no Rio Grande do Norte; Serra Talhada, em Pernambuco; Bom Jesus da Lapa, Cruz das Almas e Senhor do Bonfim, na Bahia; Ananás e Arraias, no Tocantins; Cametá, no Pará; Esteio, no Rio Grande do Sul; Ji-Paraná, em Rondônia; e Porto Calvo, em Alagoas.
Cada município recebe incentivo de 100 mil reais, em parcela única, para a implantação dos serviços. Também foram autorizados repasses mensais de 60 mil reais para custeio de cinco unidades já existentes, localizadas em Nossa Senhora do Socorro, em Sergipe; Cruzeiro do Sul, no Acre; Teresina, no Piauí; Oiapoque, no Amapá; e Cariacica, no Espírito Santo.
O Ministério da Saúde informou que os recursos são destinados ao financiamento de ações e serviços de média e alta complexidade em saúde do trabalhador. Os CEREST funcionam como apoio técnico à rede do SUS. As unidades atendem trabalhadores assalariados, autônomos, temporários, cooperativados, aprendizes, estagiários, empregados domésticos, aposentados e pessoas desempregadas. Os centros também realizam vigilância dos ambientes de trabalho, ações educativas e análise da relação entre doenças e atividades profissionais.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Dilson Santa Fé

Comentários