Saúde inicia capacitação nacional para a oferta do Implanon no SUS
- Hélder Gurgel

- 24h
- 1 min de leitura
Mais de dois mil profissionais serão capacitados para que o implante subdérmico contraceptivo seja oferecido na rede pública de todo país. Capacitação combina teoria e prática, com uso de simuladores anatômicos e materiais técnicos padronizados.

O Ministério da Saúde iniciou uma capacitação nacional para profissionais que vão oferecer o implante subdérmico contraceptivo Implanon no Sistema Único de Saúde (SUS).
A primeira oficina aconteceu em Salvador, na Bahia, e faz parte de uma estratégia que vai alcançar todas as unidades da federação até o fim do ano. Mais de dois mil profissionais serão qualificados para orientar, inserir e acompanhar as pacientes que optarem pelo método.
O Implanon é um implante hormonal de longa duração, com eficácia de até três anos na prevenção da gravidez não planejada. A capacitação combina teoria e prática, com uso de simuladores anatômicos e materiais técnicos padronizados.
A distribuição das primeiras 200 mil unidades do implante já começou. Segundo o Ministério da Saúde, as regiões com maiores índices de vulnerabilidade social e gravidez na adolescência terão prioridade no recebimento. Até 2026, está prevista a entrega de 1,8 milhão de dispositivos.
O Implanon se soma aos outros métodos contraceptivos gratuitos disponíveis no SUS, como pílulas, DIU e preservativos — que continuam sendo os únicos que também protegem contra infecções sexualmente transmissíveis.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Lucilly Araújo

Comentários