top of page

Se desafiar e fazer amigos faz muito bem ao cérebro!!!


O neurocirurgião americano Sanjay Gupta, de 52 anos, é uma espécie de “Indiana Jones da medicina”. Sempre que há uma guerra, um terremoto ou um tsunami, costuma aparecer para socorrer as vítimas e cuidar dos sobreviventes.


Quando não está viajando pelo mundo ou operando pacientes no Grady Memorial Hospital, Gupta está em sua casa em Atlanta, onde mora com a família, escrevendo. "Mente Afiada — Desenvolva um Cérebro Ativo e Saudável em Qualquer Idade" (Sextante) é seu quarto e mais novo livro.


Nele, o médico compara o cérebro humano a um prédio histórico que, para se conservar de pé, precisa de “manutenção de rotina” e “reformas ocasionais”, como praticar atividades cognitivamente estimulantes e manter-se socialmente engajado. “Mudanças pequenas trazem um resultado imenso”, garante Gupta.


Além do passeio pelos neurônios e suas sinapses, o médico discorre sobre experiências que marcaram sua vida, caso de uma viagem pela Amazônia, o aprendizado da meditação analítica com o próprio dalai-lama e um encontro com o astrofísico inglês Stephen Hawking, que o aconselhou a nunca desistir de trabalhar, pois isso dá sentido à vida.


“Manter-se engajado no trabalho, principalmente quando ele é gratificante, tende a deixar as pessoas fisicamente ativas, socialmente conectadas e mentalmente desafiadas”, escreve o neurocirurgião.


Fonte: Veja Saúde

Comments


bottom of page