Sebrae/CE e Fiocruz discutem parceria na área da inovação


O superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo, e o articulador da Unidade de Gestão de Ambientes de Inovação, Herbart Melo, estiveram na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) na última semana, onde se reuniram com o pesquisador e coordenador da Câmara de Inovação, Produção e Empreendedorismo da Fiocruz Ceará, Odorico Monteiro e com a articuladora de inovação e empreendedorismo, Adriana Bacelo.


Também participou do encontro de forma remota, o diretor de Inovação e Novos Negócios da Associação Catarinense de Tecnologia, Silvio Kotujansky. A instituição é parceria do Sebrae/CE no projeto de estruturação e aceleração do ecossistema de inovação no Ceará.


Durante o encontro, foi apresentado ao diretor da Fiocruz a estratégia do Sebrae/CE na área da inovação, que conta com ações como o projeto de apoio a startups cearenses e a implantação de quatro centros de inovação e cinco centros de referência no Estado.


Na oportunidade, também foi discutida a participação da Fundação Oswaldo Cruz no Linklab, ação desenvolvida pelo Sebrae/CE, em parceria com a ACATE, que visa aproximar startups cearenses e grandes empresas do Estado.


Para o superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo, não é possível desenvolver o ecossistema de inovação do Ceará sem envolver a Fiocruz, dado o caráter inovador do trabalho realizado na instituição. “O Ceará tem um grande potencial para o desenvolvimento de negócios inovadores na área da saúde e por isso é muito importante termos a Fiocruz, que é uma referência no país, como parte deste ecossistema de inovação”.


Já o pesquisador da Fiocruz, Odorico Monteiro destacou a importância da parceria com o Sebrae para ajudar a instituição a levar a inovação desenvolvida dentro da Fiocruz para a sociedade. “Nós queremos ter uma clareza maior sobre a questão do empreendedorismo e esta parceria com o Sebrae é muito importante neste sentido”.


Fonte: gcmais.com.br