top of page

Sistema online promete tornar qualquer empresa sustentável; entenda.


As mudanças climáticas ameaçam todos os aspectos da vida humana, em todo o mundo, e para minimizar os impactos naturais do comportamento humano, o conceito de sustentabilidade ganha cada vez mais força. Entre os mitos que vão caindo aos poucos está o de que as grandes indústrias são as únicas que podem reverter esta situação. Somando a emissão de todo tipo de negócio - até mesmo o home office - é possível ajudar bastante no cuidado com o meio ambiente.


A atenção à sustentabilidade nos negócios é representada pela sigla ESG, que deriva da expressão em inglês Environmental, social, and governance (governança ambiental e social). Trata-se da análise de indicadores que apontam o perfil das empresas - não apenas em relação ao próprio negócio, mas também em aspectos como sociedade e meio ambiente.


Segundo estudo publicado pela Johnson Controls em dezembro de 2021, 90% das empresas que se preocupam com a questão da sustentabilidade perceberam benefícios além da proteção do meio ambiente. O aumento de eficiência foi apontado por 96% das entrevistadas e 90% citaram, ainda, o recrutamento e retenção de talentos como efeito positivo.


O mesmo estudo apontou que muitas empresas não sabem por onde começar. Foi pensando em ajudar nessa missão que a AKVO desenvolveu o sistema AKVO ESG, uma plataforma digital que calcula a emissão de Gases Efeito Estufa e define ações para minimizá-las. O sistema funciona 100% online e, de forma intuitiva, traça o caminho da redução de emissão de gás carbônico.


O diretor de estratégia da AKVO ESG, Jean Carlos Budke, explica que a questão vai além da indústria e do agronegócio. O sistema é aplicável em negócios de qualquer porte e até mesmo para quem trabalha de casa.


– A plataforma se dedica a qualquer tipo de negócio. No comércio você tem o consumo de eletricidade, resíduos nos sanitários, as pessoas vão trabalhar de ônibus, de carro. O home office consome energia elétrica e também produz lixo. No fim das contas, sempre tem uma pegada de carbono e o sistema mede isso - exemplifica Budke, que é biólogo e doutor em botânica.


Para utilizar o AKVO ESG, não precisa nem instalar um aplicativo: basta contratar um dos planos e acessar o site. O sistema é abastecido com informações simples, como o consumo de energia e a quantidade de lixo gerada na empresa. Eles dão as coordenadas para a cartilha de sustentabilidade da empresa, criada pela plataforma.


A partir da publicação do relatório com os resultados, a empresa pode optar por participar de um Programa de Redução e Compensação de Emissões (PRCE) que concede um selo de conformidade com as normas vigentes. Ele é dividido em modalidades, de acordo com o status de cada usuário. Para neutralizar por completo, as empresas também contam com a opção de adquirir créditos de carbono, tornando-se neutras.


Além do cuidado com o meio ambiente, confira algumas das outras vantagens de se engajar com a sustentabilidade:


1. Reputação


Ter um selo ambiental atestando o cuidado com o meio ambiente aumenta a reputação da empresa e, assim, as oportunidades de novos negócios. É um diferencial, principalmente com players do mercado que já estão utilizando as questões de ESG na diferenciação de fornecedores.


2. Redução de custos


Ao rever processos para diminuir a emissão de carbono, a empresa revisita todos os seus processos. Isso leva a uma redução de custos que, lá na frente, se traduz em menos resíduos e consumo em geral, como de energia e combustíveis.


3. Eficiência


A adequação de processos também ajuda a tornar a empresa mais eficiente. A plataforma AKVO ESG ajuda a mapear as rotinas e sugere alternativas para fazer mais com menos, ou seja, entregar resultados sem que isso implique em impacto ambiental.


4. Valor de marca


O selo ambiental pode ser vinculado a todo material de divulgação da empresa, como site, mídias sociais, conteúdos impressos e embalagens. A marca de carbono zero tem grande percepção por parte dos consumidores, cada vez mais atentos à sustentabilidade.


5. Legislação


Nos próximos anos o mercado vai passar por regulação, obrigando as empresas a medirem seu impacto ambiental. Quem começar agora sai na frente e, sem dificuldade, consegue se adequar às normas que serão implementadas.


Fonte:gauchazh.clicrbs

bottom of page