top of page

Transposição do São Francisco garante água a milhões

  • Foto do escritor: Hélder Gurgel
    Hélder Gurgel
  • 29 de dez. de 2025
  • 1 min de leitura

Maior obra hídrica do país recebeu R$ 2 bilhões em investimentos e ampliou o acesso à água no Nordeste e em outras regiões.




O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional divulgou, na terça-feira (23), que a Transposição do Rio São Francisco beneficiou cerca de 12 milhões de pessoas e se consolidou como a maior obra de infraestrutura hídrica do Brasil. Em 2025, o projeto recebeu R$ 2 bilhões em investimentos do governo federal para reforçar a segurança hídrica, especialmente no semiárido.

Entre as principais entregas estão avanços em obras estruturantes como o Ramal do Apodi, o Cinturão das Águas do Ceará e a ampliação da capacidade de bombeamento do Eixo Norte. As ações aumentaram o alcance do sistema e garantiram mais regularidade no abastecimento de água em regiões historicamente afetadas pela seca.

Além da transposição, o governo entregou barragens, adutoras e sistemas de dessalinização em vários estados. As iniciativas integram o Caminho das Águas e reforçam o planejamento e a gestão dos recursos hídricos, com foco em garantir água potável, desenvolvimento regional e mais qualidade de vida para a população.

Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Claudimário Carvalho.

 
 
 

Comentários


bottom of page