Turismo brasileiro cresce 6,1% em 2025 e tem 14º mês seguido de alta
- Hélder Gurgel

- 13 de set.
- 1 min de leitura
Resultado foi puxado pelo transporte aéreo, hospedagem, hotéis, restaurantes e serviços de bufê; na comparação entre julho de 2025 e julho de 2024, a alta foi de 3,3%.

O turismo brasileiro segue em crescimento. Entre janeiro e julho de 2025, o setor avançou 6,1% em comparação ao mesmo período do ano passado. É o 14º mês seguido de alta.
De acordo com dados divulgados nesta sexta-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o resultado foi puxado, principalmente, pelo transporte aéreo, serviços de reservas relacionados a hospedagem e serviços de bufê. Na comparação entre julho de 2025 e julho de 2024, a alta foi de 3,3%.
O dados também apontam que 14 das 17 unidades da federação analisadas registraram crescimento. Os destaques foram Rio de Janeiro, com avanço de 12,7%. Rio Grande do Sul, com 10,8% e Bahia, com 8,4%. São Paulo, Paraná e Santa Catarina também registraram alta expressiva.
Só no primeiro semestre deste ano, o turismo brasileiro faturou quase R$ 108 bilhões, segundo levantamento mensal da Fecomercio São Paulo. É o maior valor da série histórica iniciada em 2012.
Para o Ministério do Turismo, os números são resultado direto do esforço conjunto entre governo, iniciativa privada e trabalhadores do setor, que têm se reinventado e mostrado a importância estratégica do turismo para a economia e para o desenvolvimento do país.
Com supervisão de Lucilly Araújo, da Agência Rádio Gov, em Brasília, Estefania Lima.

Comentários