Unifor se destaca em ranking global de desenvolvimento sustentável

A Universidade de Fortaleza (Unifor), instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, é mais uma vez destaque no Brasil, segundo a organização britânica Times Higher Education (THE), referência em avaliação de ensino científico. A edição 2022 do THE Impact Rankings, divulgada hoje (27), traz a Unifor em destaque em relação aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). A classificação considerou 1.406 instituições em nível global. Um total de 48 instituições brasileiras foram avaliadas.


O ranqueamento pode ser conferido aqui.


A Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, obteve pontuação 66,3 (de 100), conquistando a posição “401–600” e sendo novamente reconhecida pelo impacto positivo de suas diversas iniciativas voltadas para o desenvolvimento social. O Impact Rankings está na quarta edição e o ranking geral inclui 1.406 universidades de 106 países/regiões. O Times Higher Education Impact Rankings utiliza indicadores calibrados para fornecer uma comparação abrangente e equilibrada em quatro grandes áreas: pesquisa, administração, divulgação e ensino.


Nise Sanford, responsável pelo Núcleo de Avaliação Institucional (NAI) da Unifor, comenta que “a Universidade de Fortaleza desempenha seu papel social, colaborando para a redução da exclusão, expansão da cidadania, geração de emprego e renda, redução das disparidades intra e inter-regionais”. Consciente da complexidade e ambiguidade do cenário de incessantes desafios do século XXI, a Universidade estabeleceu seus princípios norteadores das práticas acadêmicas fundados na capacitação profissional de jovens que promovam a melhoria dos indicadores socioeconômicos e ambientais, com disposições afetivas e capacidade de tomada de decisão ética no enfrentamento das questões morais que o planeta enfrenta, como: conflito, desigualdade, falta de recursos, pobreza e cidadania, explica Nise Sanford.

Compromisso com o futuro Além de constar pela primeira vez na classificação geral (Overall), a Universidade de Fortaleza está presente nos ranqueamentos de cinco indicadores do THE Impact Ranking que fazem referência direta aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: ODS 3 – “Saúde e Bem-Estar”; ODS 9 – “Indústria, Inovação e Infraestrutura”; ODS 11 – “Cidades e Comunidades Sustentáveis”, ODS 16 – “Paz, Justiça e Instituições Eficazes” e ODS 17 – “Parcerias e Meios de Implementação”. É a primeira vez que ela figura na classificação relativa a esse último tópico.

Você pode saber mais sobre todos os objetivos clicando aqui.

Dentre os destaques apontados pelo ranqueamento, é possível observar um aumento de posição da Unifor no índice referente à “Paz, Justiça e Instituições Eficazes”, em que a Universidade passa a ocupar a posição “101–200” em relação a 809 IES participantes. Esse resultado é um reflexo de seu engajamento com iniciativas como o Projeto Cidadania Ativa e o Centro de Formação Profissional, além de ações conjuntas com a Prefeitura de Fortaleza e o Governo do Estado.

O reconhecimento da Universidade também cresceu no que diz respeito ao ODS “Saúde e Bem-Estar”. A instituição contribui para esse objetivo por meio de equipamentos de prática acadêmica e atendimento em saúde como o Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI), o Serviço de Psicologia Aplicada (SPA)e o Parque Desportivo, assim como a partir de diversas pesquisas científicas que colaboram diretamente para o bem-estar da população. “Os rankings oferecem uma oportunidade para as universidades mostrarem como estão contribuindo para a construção de uma sociedade mais sustentável e igualitária, que seus investimentos em ensino, pesquisa, inovação, extensão e responsabilidade social estão impactando fortemente a sociedade, a exemplo do desenvolvimento do capacete Elmo, equipamento que ajuda a salvar vidas de pacientes com Covid-19”, explica a professora Nise Sanford.

O desafio de superação da exclusão social leva a Universidade de Fortaleza a se colocar, necessariamente, em diálogo com os mais diversos segmentos sociais, ressalta a responsável pelo Núcleo de Avaliação Institucional. “A partir da sua missão, estratégias de articulação são implementadas para estreitar e contribuir com as políticas públicas e gerar ações afirmativas que agregam forte valor social, beneficiando pessoas e transformando a realidade, contra o processo de exclusão social, através de práticas solidárias realizadas pelos alunos e professores em diversas áreas”, avalia Nise Sanford. Foco no Desenvolvimento Sustentável Para evidenciar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONUe as realizações da Universidade de Fortaleza diante deles, alguns conteúdos do Portal Unifor mencionam ao final da página os indicadores (ODS) que se relacionam aos projetos em ensino, pesquisa e extensão que fazem parte da Universidade.