'Água Doce' instala 110 sistemas de dessalinização no semiárido em 2025
- Hélder Gurgel

- 8 de jul.
- 1 min de leitura
Iniciativa está garantindo acesso à água potável para milhares de famílias que sofrem com a seca e a salinidade da água em oito estados do semiárido brasileiro.

O Programa Água Doce, do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, está levando mais dignidade e saúde a comunidades rurais do semiárido brasileiro. Somente em 2025, 110 novos sistemas de dessalinização já foram instalados em oito estados da região. A iniciativa garante acesso à água potável para milhares de famílias que sofrem com a seca e a salinidade da água.
As instalações foram feitas em locais como Bahia, Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Pernambuco foi o estado com maior número de sistemas: 70 no total. A tecnologia usada retira o sal da água dos poços, e a torna própria para o consumo humano — o que ajuda a evitar doenças e melhora a qualidade de vida da população.
A meta inicial do governo federal para o ano era entregar 100 sistemas, mas já há previsão de superar esse número, que deverá chegar a 172 até dezembro. O programa, segundo o governo, é uma das ações mais importantes de segurança hídrica no país, pois permite que as famílias permaneçam no campo com mais saúde e esperança.
Ainda neste mês, o governo vai fazer a entrega oficial de 22 sistemas no Ceará e no Piauí, o que deverá beneficiar diretamente quase 4 mil pessoas.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Lucilly Araújo

Comentários