Livro trata da sustentabilidade em cidades


Os principais problemas ambientais do planeta ocorrem principalmente a partir das atividades humanas que acontecem nos espaços das cidades. Ao mesmo tempo, é nas cidades onde são sentidos os impactos decorrentes das mudanças ambientais que estão ocorrendo em escala global.

Assim, as cidades se configuram como lugares-chave para responder aos desafios da crise ambiental em curso.

Em seu novo livro Cidades Sustentáveis: Reflexões Sobre os Desafios Socioambientais Urbanos no Século XXI, publicado pelo Clube de Autores, a cientista social Fabiana Barbi traz um panorama da busca pela sustentabilidade nas cidades, com exemplos do que vem acontecendo no Brasil e no mundo. Fabiana é colaboradora do Jundiaí Agora. “Motivada pelos textos que escrevi para o JA, resolvi montar uma coletânea com mais alguns textos inéditos e publicar em um livro, que acaba de sair”, explicou.

O livro reúne uma coletânea de textos com reflexões da autora, que é também pesquisadora, voltada para um público interessado nas questões ambientais, mas não necessariamente especialista. Com textos curtos e linguagem acessível, ela aborda uma variedade de assuntos ligados à sustentabilidade nas cidades, como governança, mudanças climáticas, infraestrutura verde, desastres, consumo, poluição, mobilidade, biodiversidade, saúde, agricultura, entre outros.

O livro traz um alerta sobre os principais desafios socioambientais urbanos que a humanidade enfrentará neste século. Traz também um cenário sobre os acertos e os erros no caminho trilhado por gestores públicos, ativistas, cientistas e cidadãos preocupados com o meio ambiente e o futuro do planeta. E mostra que as soluções estão a nosso alcance.

Exemplo disso são as redes de cooperação de cidades para o meio ambiente, que têm alcançado uma série de ações significativas. Há ainda o potencial da TI verde e das compras públicas sustentáveis, que podem orientar o mercado para soluções menos impactantes para o meio ambiente. A agricultura urbana e as hortas também estão alinhadas com a sustentabilidade nas cidades, assim como os ecobairros.

É uma leitura indispensável para quem deseja estar em dia com assuntos relacionados à vida urbana e aos problemas ambientais globais que atingem as cidades.

O livro está disponível na versão impressa e e-book. Para acessá-lo, clique aqui!

Sobre a autora – Fabiana Barbi é socióloga, mestre em Ciência Ambiental pela USP e doutora em Ambiente e Sociedade pela Unicamp. É autora do livro Mudanças Climáticas e Respostas Políticas nas Cidades (Ed. Unicamp, 2015) e de vinte capítulos de livros na área ambiental. Já palestrou em mais de dez países sobre temas relacionados ao meio ambiente.

Foi pesquisadora visitante no Center for US-China Policy Studies, San Francisco State University, EUA (2016), no Institute of AdvancedStudies in Social Sciences, Fudan University, Shanghai, China (2012) e na Faculty of Environmental Studies, York University, Toronto, Canada (2005). É membro da rede de pesquisadores do Future Earth, do Earth System Governance Project e da Rede Ibero-americana de Pesquisa em Ambiente e Sociedade.

Contatos: Site: www.fabianabarbi.com.br Blog: www.fabianabarbi.com.br/posts Facebook: /fabi.barbi.3 Twitter: @barbi_fabiana