top of page

O programa de Cidades do WRI Brasil é parte de uma iniciativa global que trabalha para criar áreas u


As decisões tomadas hoje vão determinar como será a vida de milhões de pessoas nas próximas décadas. O Brasil já é majoritariamente urbano e pode reduzir de forma substancial as emissões de gases de efeito estufa e – ao mesmo tempo – garantir o desenvolvimento econômico, ao promover combustíveis e tecnologias veiculares mais limpas, incentivar edificações energeticamente mais eficientes, qualificar os sistemas de transporte coletivo, readequar os espaços urbanos para as pessoas, e adotar um modelo de cidade conectada, compacta e coordenada.

O Programa Cidades Sustentáveis do WRI Brasil atua desde 2005 em parceria com a sociedade civil e os setores público e privado. Desenvolve pesquisas robustas sobre a realidade brasileira, propondo soluções para alguns dos principais desafios urbanos enfrentados hoje, como mobilidade sustentável e planejamento urbano. Alia excelência técnica e articulação política com o objetivo de auxiliar governos, empresas, academia e sociedade civil a garantir um desenvolvimento sustentável para as cidades brasileiras.

A organização apoia mais de 25 municípios brasileiros em temas como segurança viária, desenvolvimento de planos e projetos de mobilidade, acessibilidade, transporte coletivo, gestão de demanda de viagens, planejamento urbano, soluções de financiamento para infraestrutura sustentável, urbanismo tático e ruas completas, entre outros.

Com atuação apartidária, o WRI Brasil busca contribuir para que recursos sejam investidos em projetos de infraestrutura urbana sustentáveis capazes de garantir o bem-estar da atual e das futuras gerações. Afinal, 70% de toda a infraestrutura que deve existir nas cidades do mundo em 2050, não foi ainda nem projetada muito menos construída.

Conheça as áreas de atuação

Desenvolvimento Urbano

O atual padrão de crescimento das cidades brasileiras tem gerado a expansão territorial, degradação do espaço público e ineficiência no uso das infraestruturas. O WRI Brasil trabalha para transformar esse padrão de desenvolvimento das cidades em um modelo que promova o bem-estar das pessoas, combata as mudanças climáticas e estimule o desenvolvimento econômico. Para isso, apoiamos municípios brasileiros e o governo federal a partir da produção de conhecimento e prestamos apoio técnico na elaboração de políticas públicas urbanas, revisão de Planos Diretores municipais e metropolitanos e no desenho urbano de bairros e espaços públicos com maior vitalidade urbana. O trabalho também inclui a discussão sobre a viabilidade financeira e os mecanismos de financiamento das soluções, especialmente aqueles relacionados à recuperação da valorização imobiliária (Land Value Capture).

Apoio técnico para Planos Diretores

Vitalidade urbana de bairros

Cities4Forests

Rede para Financiamento de Infraestrutura Sustentável em Cidades (FISC)

Desenvolvimento Orientado ao Transporte Sustentável - DOTS

Mobilidade Urbana Sustentável

Redes integradas de transporte são a melhor forma de estimular a mobilidade urbana sustentável. O WRI Brasil produz conhecimento técnico para ajudar as cidades a qualificar seus sistemas de transporte a partir de planejamento, pesquisas de satisfação dos clientes, transição para tecnologias mais limpas, grupo de benchmarking, integração dos serviços da nova mobilidade e abordagens inovadoras para o financiamento de projetos.

Transporte coletivo de qualidade

Eletromobilidade no transporte coletivo

Nova Mobilidade

Mobilidade corporativa

Mobilidade Ativa

O WRI Brasil trabalha para romper com o atual padrão da mobilidade urbana, que beneficia o transporte individual motorizado e prejudica a saúde das cidades e das pessoas. A promoção da mobilidade ativa é essencial para a melhoria da mobilidade urbana, além de influenciar a saúde e a segurança pública. Auxiliamos as cidades brasileiras em projetos que priorizam a segurança e o conforto nos deslocamentos ativos, como a pé e de bicicleta, proporcionando o convívio saudável entre todos os usuários das ruas. Também trabalhamos para influenciar políticas públicas e a regulamentação de normas e diretrizes em prol da mobilidade ativa e da segurança viária. Nosso objetivo é ajudar as cidades a se tornarem ambientes mais seguros e acessíveis para todos.

Visão Zero e Sistemas Seguros

Auditorias de Segurança Viária

Ruas Completas

Acessibilidade Universal

bottom of page