top of page

Coronavírus: projeto incentiva mulheres a comprar produtos e serviços de outras mulheres


Apoie uma empreendedora! Diante da paralisação econômica no país pela pandemia do coronavírus, mulheres têm se apoiado para não deixar a peteca cair!

Para manter os pequenos negócios girando, a empresária Ana Fontes, da plataforma de apoio ao empreendedorismo feminino Rede Mulher Empreendedora, tem incentivado mulheres a comprar produtos e serviços de outras mulheres.

De acordo com a plataforma, as empreendedoras sozinhas sustentam 45% dos lares com seus negócios e mais de 6 milhões são mães solo.

“É o momento em que realmente todas nós temos que nos apoiar, estamos reforçando em nossas redes ações que possam ajudá-las a manter o negócio, pois a situação está bastante complicada”, afirmou Ana.

A empresária relatou também que é muito bonito ver essa rede de apoio entre as mulheres. As empreendedoras estão trocando serviços, realizando parcerias e até mesmo compartilhando conhecimentos.

Relacionado: Grupo de terapia ajuda mulheres a superarem relacionamentos abusivos (SP)

“As mulheres são quase metade dos pequenos negócios no país, elas têm mais dificuldade para acessar crédito, não recebem apoio, têm menos investimento e além disto ainda lidam com falta de equilíbrio entre o cuidado com a empresa e com a família”, informou Ana.

A pandemia é mais prejudicial às mulheres como empreendedoras

Ana relatou também que com o isolamento social, vem a responsabilidade da mulher empreendedora ficar em casa para cuidar dos filhos que não podem ir à escola, já que, infelizmente, quase sempre, fica para a mulher os cuidados com a família.

“Se você olhar as áreas de cuidado, hoje, quase todas são dominadas por mulheres, enfermeiras, agentes de saúde, médicas, então, elas também estão mais na linha de frente do que os homens.”

Com tudo isso acontecendo, vem o desgaste emocional, ainda mais para as mulheres que não possuem a mesma condição que aquela que tem uma casa maior e internet.

“Imagine aquelas mulheres que vivem em comunidade e em situação de extrema vulnerabilidade? Como elas vão entreter os filhos? Para elas a situação é pouco mais complicada”, disse.

Ana Fontes criou a Rede Mulher Empreendedora em 2010 para fomentar o empreendedorismo feminino.

Portanto, você mulher, procure ajuda sim, não fique sozinha (pois você não está sozinha), converse com uma amiga, procure nas redes grupos de apoio, mas não enfrente isso sozinha, combinado?!

“Tente fazer venda futura do seu negócio, se for possível, é claro. Diminui todas as despesas possíveis, fique atentas as ações do Governo em relação a dívidas e impostos, e fique atento ao cenário do seu negócio.”

A Rede Mulher Empreendedora está realizando lives e cursos que auxiliarão as empreendedoras nesse momento difícil, acompanhe no Instagram!

bottom of page