top of page

Jundiaí-SP: Prefeito concebe uma cidade para as crianças


Texto de LUIZ FERNANDO MACHADO, prefeito de Jundiaí-SP

No dia 21 de março, comemoramos o Dia Mundial da Infância. Como pai de família e gestor público, é cada vez mais claro para mim que cuidar de nossas crianças durante todas as etapas do seu desenvolvimento é assegurar um futuro promissor a toda uma cidade – e, por que não, a todo o País.

Evidente que o poder público está sempre pressionado para atender às diversas demandas sociais que afligem a maioria; mas é preciso entender que é essencial investir nas etapas de formação das nossas crianças, em políticas sociais que englobam ações de promoção de vidas saudáveis, educação de qualidade e proteção em situação de risco. Certamente, muitas dessas pressões poderão ser evitadas no futuro.

Os cuidados essenciais e o amor dedicados a uma criança desde o seu nascimento produzirão reflexos positivos para toda sua vida. Por isto, nossa gestão não tem medido esforços – em todos os setores – para integrar as ações desenvolvidas no âmbito da política municipal da infância e do adolescente, em convergência com o lema “Jundiaí, Cidade das Crianças”.

Para se ter uma ideia, incluímos um capítulo especial em nosso novo Plano Diretor voltado à política da criança na cidade, que prevê garantias e direitos da criança no espaço urbano, previstos no marco legal da primeira infância. O objetivo é tornar a cidade mais amigável às crianças, ampliando a oferta de praças, parques e espaços públicos mais lúdicos, que incentivem o livre brincar em contato com a natureza. É preciso preparar a cidade para que cada criança possa ocupá-la com segurança, acessibilidade e autonomia. O resultado final que se pretende é um município mais humano, onde as crianças e as suas famílias usufruam dos espaços públicos e o convívio social contribua para a construção de uma sociedade mais igualitária e solidária.

Todas essas ações deixam as crianças de Jundiaí mais preparadas para o futuro. No ano passado, a DAE S/A deu início à construção de um novo espaço no entorno das represas, em área contígua ao Parque da Cidade, denominado Mundo das Crianças, com a finalidade de proteger o nosso sistema de abastecimento de água e ao mesmo tempo propiciar conhecimento e vivência sobre a necessidade de preservação do meio ambiente, além de oferecer atividades esportivas e de lazer, que estimulam o processo de formação saudável das nossas crianças.

Isso tudo vai inserir Jundiaí na lista de cidades sustentáveis que cuidam do desenvolvimento das suas crianças em todas as etapas de suas vidas, com vistas a um futuro mais promissor. Temos segurança em afirmar que Jundiaí é – e será cada vez mais – uma cidade feita para nossas crianças!

bottom of page