Bebê Clinica Odontológica é entregue em Fortaleza CE



Bebê Clinica Odontológica é entregue no Posto de Saúde Virgílio Távora, em Fortaleza. O serviço oferece acompanhamento de odontologia na primeira infância


“As pessoas tendem a achar que a saúde bucal só deve ser pensada quando a criança tem dentes, quando na verdade deve ser trabalhada desde o pré-natal, o que é feito através desta iniciativa”, explica Joana MacielA Prefeitura de Fortaleza entregou, nesta segunda-feira (28/12), o terceiro Bebê Clínica Odontológica no Posto de Saúde Virgílio Távora (Regional I). O serviço oferta acompanhamento odontológico para crianças na primeira infância (0 a 3 anos).

O serviço tem o objetivo de conscientizar os pais sobre a importância da saúde bucal infantil, além de oferecer um acompanhamento integral de odontologia na primeira infância. A iniciativa conta com a parceria do Gabinete da Primeira-dama. A nova clínica conta com quatro odontopediatras que realizarão atendimento de terça a sexta-feira, das 8h às 12h.

“As pessoas tendem a achar que a saúde bucal só deve ser pensada quando a criança tem dentes, quando na verdade deve ser trabalhada desde o pré-natal, o que é feito através desta iniciativa”, explica Joana Maciel, titular da Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza.

Para ter acesso ao serviço, é necessário um encaminhamento que pode ser feito nos 116 postos de saúde dentista da Rede Municipal da Saúde. “A criação de uma nova unidade, além da ampliação do serviço, permitirá a sua descentralização, possibilitando que ele se aproxime mais da população”, afirma Fabíola Diogo, odontopediatra e coordenadora do Programa Bebê Clínica Odontológica.

Durante a consulta, além de verificar a dentição dos bebês e aplicar o flúor próprio para crianças, a equipe também conversa com os pais sobre alimentação, hábitos de higiene bucal e amamentação, aconselhando e orientando como evitar cáries e outros problemas dentais.


Saiba Mais Fortaleza já possui dois Bebês Clínica Odontológica, a primeira localizada no Posto de Saúde Anastácio Magalhães (Regional III). Desde sua criação, em dezembro de 2017, a unidade já realizou 2022 atendimentos a 670 bebês em 118 diferentes bairros da Capital. Em outubro, foi entregue o segundo Bebê Clínica na Policlínica Dr. José Eloy Costa Filho, no Bonsucesso.