top of page

Desafios para educação atingir objetivos do desenvolvimento sustentável são discutidos em Santos



Os desafios para que a educação em Santos alcance níveis de excelência. Esse foi o tema da 23ª reunião do Comitê Municipal de Acompanhamento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, em 2021, realizado na última segunda-feira (25), com representantes da Secretaria Municipal de Educação (Seduc).

Até janeiro de 2022, as estratégias serão traçadas para que, ainda no início do ano, seja lançada uma publicação com as ações de todas as secretarias com as metas a serem atingidas até 2030.

O comitê existe desde 2007 em Santos. "O trabalho, que vem sendo feito nos últimos anos, com integração das diversas secretarias e autarquias, tem como objetivo definir o que deve ser desenvolvido até 2030, mas com uma reavaliação ano a ano, para que possamos atuar de maneira real, fazendo as correções para alcançar as metas", explicou a articuladora do Comitê, Suzete Faustina.

EDUCAÇÃO

Em relação à educação, a secretária municipal Cristina Barletta explicou que a pandemia trouxe novos obstáculos para o setor, mas também abriu novas perspectivas para a utilização das plataformas e redes sociais como ferramentas para inclusão e democratização da Educação no Município e no País.

"Acredito na integração das pessoas para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. E este movimento é exatamente isso, pois une ideias diferentes, mas com um único objetivo: o de melhorar o mundo em que vivemos. E sei que a educação tem um papel muito importante em todo este processo”, completou.

DISCUSSÕES

As discussões ocorrem periodicamente para discutirem e darem andamento à segunda etapa das ações propostas pelo Comitê ODS em 2021. Esta etapa consiste na elaboração dos planos de trabalho por cada secretaria, diante do diagnóstico apresentado pelo Instituto Cidades Sustentáveis, em parceria com o Sustainable Development Solutions Network (SDSN) e apoio do Centro de Brasileiro de Análise, Planejamento e Financiamento do Projeto CITinova.

Atualmente, Santos ocupa a 21ª posição em meio a 770 municípios ranqueados no Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades no Brasil.

OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, em 2015. A agenda é composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos pelos países membros da ONU até 2030. Esses objetivos se associam à necessidade de territorialização, ou seja, de trazer essas metas para o âmbito local e especificidades de cada município.

O documento prevê ações mundiais em diversas áreas como agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, água e saneamento, redução das desigualdades, energia, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudanças do clima, cidades sustentáveis, proteção dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, entre outros.

bottom of page