top of page

Prefeituras devem rever processos para implantação de uma cidade inteligente



Os desafios para a transformação digital dos municípios foram tratados pelo diretor-presidente do Instituto das Cidades Inteligentes em entrevista ao RCD Cidades nesta quarta, 09/12/2020


Para investir em cidade inteligente as Prefeituras devem ter processos bem organizados em cada área do setor público. É o que orientou o diretor-presidente do Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), Fabrício Zanini, em entrevista ao RCD Cidades que foi ao ar nesta quarta-feira (09), conduzida pelo diretor da Rede Cidade Digital (RCD), José Marinho.



De acordo com Fabrício Zanini, o caminho para se investir em tecnologia e tornar os serviços públicos mais eficientes passa por uma análise criteriosa de todo os processos que envolvem a administração pública municipal. "Pegue as principais áreas, como saúde, educação, mobilidade, serviços à população, e realmente faça uma análise do que é possível melhorar nesses processos, o que eu posso fazer de diferente e inovar nesses locais", disse o diretor do ICI, organização responsável pelo desenvolvimento de inúmeras soluções que colocaram Curitiba, capital do Paraná, ao longo dos últimos anos, como referência nacional em se tratando de cidades conectadas e inteligentes. "A tecnologia e o planejamento conseguem ajudar a modificar os próximos orçamentos para que cada vez mais se consiga melhorar e transformar a sua cidade em inteligente", ressaltou Zanini.


Ele também destacou que uma cidade conectada e inovadora está diretamente relacionada ao crescimento socioeconômico local. "Quando eu tenho uma cidade que proporciona o bem-estar de uma população, que gestiona o meio ambiente de forma adequada e os serviços públicos, essa cidade inteligente acaba atraindo pessoas que querem viver aqui, desenvolver os seus negócios e implantar suas empresas. Ela realmente começa a fazer parte de um ecossistema", argumenta.


As cidades inteligentes, que passam a desenvolver as políticas públicas com foco no cidadão, observa o diretor-presidente do ICI, também norteiam as diretrizes de um plano diretor adequado às necessidades da localidade. "Ferramentas hoje, na minha opinião, são a base principal para que bons planos diretores sejam desenvolvidos. Quando você junta tecnologias como drones, que podem fazer sobrevoos e coletam dados, quando você junta Internet das Coisas, que começa a contar fluxo de pessoas e de veículos, consegue gerar pesquisas. Todas essas ferramentas proporcionam o desenvolvimento de um plano diretor assertivo".


O diretor da RCD, José Marinho, também lembrou do desafio dos novos eleitos de conduzir as cidades a partir de 2021 em meio a uma pandemia que vem exigindo das Prefeituras a adoção de medidas para a transformação digital. "O objetivo é melhorar a vida das pessoas por meio da tecnologia, mas é só a partir da conectividade e da criação de uma infraestrutura que as cidades terão condições de evoluir para a incorporação de todas essas inteligências disponíveis", completou o diretor da RCD.


Acesse abaixo na íntegra o RCD Cidades desta quarta-feira:

bottom of page