top of page

TransformaGov.br já está em mais de 60 órgãos da Administração Pública Federal


O Programa de Gestão Estratégica e Transformação do Estado (TransformaGov.br) alcançou 61 órgãos da Administração Pública Federal, com mais de 1.300 ações de simplificação administrativa pactuadas. O último órgão a aderir à iniciativa foi o Jardim Botânico, do Rio de Janeiro. O programa reúne um conjunto de soluções de curto e médio prazo desenvolvidas pelo Ministério da Economia (ME) em parceria com a Presidência da República para apoiar os órgãos no desenvolvimento de novas soluções de aprimoramento da gestão.


“Aplicamos um conjunto de soluções de curto e médio prazos, já desenvolvidas e testadas pelo Ministério da Economia, como o transporte administrativo de servidores pelo Táxigov.br e a implantação do módulo de gestão documental do Sistema Eletrônico de Informações, o SEI. Quando um órgão precisa de solução para um desafio específico, auxiliamos no desenho de uma solução personalizada”, explica Elise Gonçalves, secretária adjunta de Gestão da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do ME.


Outras ações realizadas com benefícios para os órgãos são as contratações centralizadas, que permitem a economia com o ganho de escala e padronização dos bens e serviços e a gestão documental, que tem como objetivo preservar os documentos, reduzir significativamente os custos de armazenagem e tramitar processos digitais entre órgãos.


A implantação do Almoxarifado Virtual Nacional, prateleira virtual para compras de material de expediente por plataforma digital, também integra grande parte dos Planos de Gestão Estratégica e Transformação Institucional (PGT). Com estas e outras ações pactuadas, o governo diminui os gastos com a área meio e pode investir mais recursos em melhores serviços públicos para o cidadão.



A partir dos acordos firmados pelos PGT, os órgãos recebem um plano de trabalho customizado de acordo com o diagnóstico da necessidade de modernização da instituição avaliada.


O Ministério das Relações Exteriores (MRE), por exemplo, reduziu em 35% suas despesas com imóveis em São Paulo e Santa Catarina após a implantação do TransformaGov.br. “A adesão ao TransformaGov.br tem sido fundamental para a modernização da gestão administrativa do Itamaraty. O plano proporciona espaços de discussão e cooperação permanentes e constitui um verdadeiro guia para o gestor”, afirmou a embaixadora Cláudia Buzzi, secretária de Gestão Administrativa do MRE.


Fonte: Governo Federal

bottom of page